A IMPORTÂNCIA DO CONFLITO

O conflito é elemento propulsor de mudanças pessoais e sociais; isto significa visualizá-lo como catalisador do desenvolvimento humano. Ao invés de enxergar o conflito como ameaça, é uma importante entendê-lo como uma oportunidade para ampliar e desenvolver a compreensão que temos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre a nossa estrutura social.

A energia que aplicamos a conflitos simples sugere que algo mais profundo está em jogo e, de fato, trata-se muito mais do que simplesmente lavar a louça, limpar a poeira. Na verdade, estamos negociando a natureza e a qualidade dos nossos relacionamentos, o que esperamos dos outros como sujeitos, como se dá a interpretação de nossa identidade enquanto indivíduos e  família, assim como nosso senso de valor próprio e de cuidado dos outros,  a natureza do poder e, finalmente, a tomada de decisões   que dão rumo ao que se entende por destino.

Continue lendo

OUTROS ARTIGOS

DIREITOS INDÍGENAS

Os direitos indígenas, tão negligenciados em sua maneira mais ampla, dependem, fundamentalmente, para a existência das próprias populações, do território. Este direito territorial, garantido pela

DIREITO E FOTOGRAFIA

A experiência estética, emotiva, contemplativa e perturbadora se relaciona com o direito na medida em que promove alguma turbulência, seja na alma, seja na realidade.